Projetos

A Editora TextoTerritório oferece oficinas e projetos de publicação específicos. Adaptamos os recursos existentes para promover, através da criação literária, a integração entre pessoas e lugares, autoconhecimento institucional e formação de leitores e escritores. Também trabalhamos com consultoria individual para escritores de poesia e ficção.

Caso queira desenvolver algum projeto, entre em contato.

Artesania de textos - invenção de parentalidades

Este livro é resultado da terceira Oficina de Criação Literária TextoTerritório em parceria com o Instituto Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), durante o ano de 2017. A Oficina, coordenada por Cynthia Magluta, articulou narrativas e poemas construídos sobre o tema da parentalidade, que foi apresentado e discutido por Marcos Nascimento. Os seguintes autores participaram do trabalho, durante o ano de 2017, e incluíram seus textos no livro, organizado por Alexandre Faria e Oswaldo Martins, em 2018: Alexandra Campos, Alexandre Trajano, Anita Silva Paez, Corina HF Mendes, Cynthia Magluta, Daniela Koeller, Rodrigues Vieira, Katia Maria Souza, Marcos Nascimento, Maria Martha D. Moura, Rachel Niskier, Roberta Tanabe.

A publicação está disponível aqui.


Depois de abrir as janelas

Organizado por Alexandre Faria e Oswaldo Martins, o livro nasceu de uma parceria entre a Editora TextoTerritório e o Instituto Catarata Infantil, como forma de marcar os 10 anos de existência do Instituto. A editora contratou 5 autores para ouvir relatos dos pacientes e seus familiares, dos funcionários, dos médicos, enfim, de todos os envolvidos no bem sucedido projeto social do ICI. Depois das entrevistas, os autores transformaram aqueles relatos em textos ficcionais. Autores participantes: Alexandre Faria, Cynthia Magluta, Elesbão Ribeiro, Maura Santiago, Naduska Mário Palmeira, Tiago Teixeira e Oswaldo Martins. Ilustrações das crianças do Instituto Catarata Infantil.

ISBN: 978-85-65375-29-0. 2015. 134 páginas. Capa dura. 1000 exemplares. Fora de mercado. Distribuição pelo pelo Instituto Catarata Infantil.

164 - Circular

Organizado por Claudia Chigres, a partir de uma Oficina que ministrou na disciplina Oficina do Texto Editorial, oferecida no curso de Formação do Escritor, do Departamento de Letras da PUC-Rio, em 2015, o livro é um exercício, em suas várias acepções. Por um lado, a arte da escrita e da crítica (textos, paratextos), a prática da edição e da revisão, o planejamento (capa, título, forma e estrutura); por outro, o desafio de um grupo de alunos, diante de narrativas tão diversas, de dar unidade ao múltiplo e, ao mesmo tempo, de desdobrar sentidos únicos.

A publicação foi feita em parceria com a TextoTerritório e está disponível aqui.

Histórias de aprender, arte de cuidar

Livro organizado por Alexandre Faria e Oswaldo Martins, resultante da Oficina de Criação Literária TextoTerritório, coordenada por Cynthia Magluta, em parceria com o Instituto Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), durante o ano de 2013. Reúne contos e poemas criados durante a oficina por médicos, psicólogos, enfermeiros, terapeutas e servidores do IFF . Com fotografias de Ana Marques.

ISBN: 978-85-65375-13-9, 78 páginas, 2014. Tiragem: 1000 exemplares. Fora de mercado. Distribuição interna pelo IFF.

Outra poesia reunida no Sarau Manguinhos

Organizada por Alexandre Faria e Oswaldo Martins, a coletânea de 2013 inclui dez poetas do Sarau de Manguinhos (Complexo de Favelas do Rio de Janeiro), Adriana Kairos, Aline Leite, André Capilé, Claudio Barreto, Elesbão Ribeiro, José Pereira Dias, Maria do Socorro, Maura Santiago, Monique Nix e Mozileide Neri.

Durante grande parte de sua existência o Sarau Manguinhos manteve profícua parceria com a Editora TextoTerritório, tanto na acolhida de nossos autores para apresentações e recitais, quanto na abertura de espaço para oficinas e formação literária.

O livro está disponível para venda aqui no catálogo da Editora TextoTerritório.