Mosaico vidas em reinvenção

Mosaico - vidas em reinvenção

Roberta Tanabe

ISBN - 978-85-65375-59-7

1ª edição, 2019

Formato:

Brochura com orelha 12x18 cm

114 páginas


R$ 40,00

Frete incluso para todo o Brasil.

Sinopse:

Como é a vida de crianças assistidas na terapia intensiva? Neste livro, Roberta Tanabe parte de sua experiência profissional, dos anos dedicados à terapia intensiva pediátrica, para compor um mosaico de histórias, constituídas por diferentes vozes. Estão presentes as crianças, com sua interação curiosa com as máquinas e os profissionais que as cercam; os familiares, que vivem o drama de recalcular as expectativas sobre a infância de seus pequeninos tão desejados (ou não), diante das agruras de genes, infecções e acidentes que estão no destino e transformam a percepção de o que pode ser criar um filho; finalmente, comparecem as vozes dos profissionais de saúde, que expõem o conflito das emoções vividas no limite do conhecimento técnico e racional.

A imagem do mosaico persiste na ideia de que, o todo, formado por fragmentos instáveis e precários, também é instável e precário. Não há que se crer na grande obra, se ela não é capaz de redimensionar, à sensibilidade dos leitores, a existência e o estar no mundo. Dessa forma, este Mosaico, de Roberta Tanabe, é um belo exemplar de grande arte. Conduz o leitor para além da experiência do relato imediatista sobre o cotidiano hospitalar e nos apresenta a dimensão desse todo, instável e precário.

Como observa Martha Moreira, no prefácio, o livro nos coloca diante do “lugar que as crônicas podem ocupar na vida humana”. A maneira tênue e delicada com que as histórias, ou os fragmentos desse mosaico, se entrecruzam e se comunicam, no conjunto, aponta para uma arte de criação que compartilha com o leitor direções para a recomposição, a reinterpretação, ou, como o subtítulo deixa claro, a reinvenção da vida, o que a torna plural, múltipla e inteira.